NOVO SITE

NOVO SITE
NOVO SITE www.sociedadechestertonbrasil.org/

NOVO SITE

Livraria virtual 'Chesterton Livros'

26.1.11

Chesterton: un escritor para todos los tiempos

RESENHA
Diego Guilherme da Silva 
SECO, Luis Ignácio. Chesterton: un escritor para todos los tiempos. 2ª ed. Ediciones La Palabra: Madrid,  2005.

Não serei exaustivo, gostaria apenas de convidar o leitor ao conhecimento da extraordinária biografia escrita pelo espanhol Luiz Ignácio sobre Gilbert Keith Chesterton. Não merece nem ser catalogada como uma resenha, mas isso não é importante, o que interessa é que os leitores conheçam esta obra.

Pelo simples fato de ser uma biografia sobre Chesterton já dá uma garantia de que a obra será permeada de episódios fascinantes que retratam a vida desse gigante defensor da Ortodoxia.

Infelizmente é raro encontrar uma biografia sobre Chesterton, em português não existem nenhuma, em inglês podem ser encontradas escritas por Michael Flinch (1986) e Joseph Pearce (1996). O próprio Chesterton escreveu sua Autobiografia em 1936, que pode ser encontrada em espanhol.

Em mais de 400 páginas – lidas com muito prazer - Luis Ignácio relata fatos da vida de Chesterton que até então eram desconhecidos. Em português encontramos algumas poucos artigos sobre a vida de Chesterton e praticamente todos possuem a mesma fórmula  e trazem dados comuns. Neste livro podemos aprofundar mais na vida e personalidade desse gênio.

Há episódios interessantes como o de sua viagem a Roma em 1929. Nessa ocasião ele foi recepcionado pelo Papa Pio XI, e segundo sua secretária, Dorothy, ele ficou tão impressionado que não fez nada, nem nos dias anteriores nem nos seguintes.

Um caso engraçado ocorreu um dia quando Chesterton estava de passeio por Beaconsfield e uma senhora grita indignada perguntando o porque ele não estava no Front (Primeira Guerra Mundial). Chesterton parou e disse: “Se você olhar bem por esse lado perceberá que já estou”. Ele possui uma alegria tão natural que às vezes parecia sobrenatural. Fazia piada com qualquer coisa. Até seus adversários riam quando ele dizia suas frases paradoxais e desconcertantes.

Luis Ignácio no início da apresentação diz que é um Chestertoniano apaixonado. Nada muito incomum para quem conhece as obras dele. Depois de ler um de seus livros, artigos, poesias, ensaios, facilmente o leitor inteligente quer se aproximar mais de seus escritos e do conhecimento de sua vida.

Vale apenas ler e reler essa biografia. É um livro fascinante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário